Há quase 40 anos que o Castigo Chaúque tem na agricultura a sua principal actividade de rendimento. Ele vive em Tsetsera no distrito de Sussundenga em Manica, na Zona Tampão do Parque de Chimanimani onde a empresa AGROTUR está a promover o cultivo de café, batata-reno e feijão.
Pela primeira vez na sua vida, esta Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2020, tornou-se fornecedor de batata-reno à cadeia de supermercados Shoprite com a entrega de 2 toneladas deste tubérculo, numa iniciativa da AGROTUR em transformar pequenos camponeses em fornecedores de produtos agrícolas às grandes cadeias de supermercados, o que vai reduzir perdas pós-colheita, vai aumentar a renda, a qualidade e a sua produção e produtividade e sobretudo rendimentos.
Na parceria, em afirmação, entre a AGROTUR e a Shoprite os camponeses de Tsetsera deverão garantir o fornecimento entre 2 a 6 toneladas semanais de batata-reno à Shoprite.
Este é o começo de uma nova vida para os 250 camponeses apoiados pela AGROTUR que dentro de poucos anos vão adicionar o café à lista de produtos que saem das suas machambas.
Estamos no rumo certo para alcançar o objectivo do Governo de Fome Zero em Moçambique.